A coloproctologia é uma especialidade médica que trata das doenças do cólon, do reto e do ânus, tanto clínicas quanto cirúrgicas. Compreende também uma série de procedimentos de diagnóstico, como a colonoscopia, a manometria e a ultrassonografia endorretal.
As principais doenças colorretais e anais tratadas pelo especialista são: doença hemorroidária; fístulas e abscessos anais; fissuras anais; condilomas anais; tumores do ânus; doença diverticular; tumores do cólon e do reto; problemas de constipação e incontinência fecal (perda de fezes involuntárias pelo ânus).
Para se ter uma idéia da prevalência de algumas dessas doenças em nosso meio, cito o adenocarcinoma colorretal que hoje, no Brasil, ocupa o segundo lugar, em homens e mulheres, dentre tumores mais prevalentes.
Em nosso país, uma série de leis federais regulamenta o exercício profissional do médico. Cabe à Associação Médica Brasileira regulamentar a existência e o funcionamento das sociedades de especialidades médicas, tais como a coloproctologia, a pediatria, a oftalmologia e todas as outras, num total de 57 especialidades.
Dessa forma, devemos sempre buscar ajuda de um profissional especializado e habilitado na avaliação das doenças colorretais, principalmente diante de queixas como: hemorragia digestiva, alterações anatômicas da região anal, dores anais e abdominais, ou alteração importante do hábito intestinal (constipação ou diarreia).